Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto

Projetos Sociais devem ser direcionados a atingir objetivos. Mas quais são estes objetivos? Uma das grandes dificuldades é a de escrever os objetivos de um projeto. Em geral os projetos começam, mas sem se pensar em que objetivos que se quer atingir.

Objetivo Geral

O objetivo geral deve responder as seguintes perguntas:
1) O que a sua organização deseja realizar com o Projeto?
2) Qual problema em especial se quer solucionar?
3) Que mudanças se quer alcançar?
4) Que diferença o projeto quer fazer?

Deve ser escrito em tempo infinitivo (por exemplo: ampliar, capacitar, entre outros) e redigido com claridade. O objetivo precisa ser alcançável, não pode ser genérico, de forma que o projeto não consiga resolver (ex: terminar com a fome no mundo). Por outro lado deve ser ousado, capaz de sinalizar mudanças mais profundas que poderão ser alcançadas pelo projeto a médio e longo prazo.

O objetivo geral só deve ser um, caso contrário deveria-se dividir o projeto em dois sub-projetos.

O objetivo geral expressa a intenção de atingir um determinado fim, uma mudança na situação social da região. Por isso não deve ser quantificado (quando se transformaria no resultado esperado) nem expressar a forma como se vai trabalhar (quando se transforma em ações).

Ex: Ampliar o acesso de jovens quilombolas do estado de São Paulo a oportunidades dignas de trabalho e geração de renda.

Reparem que o objetivo geral exige complementos que o tornem mais concretos e compreendidos para quem o lê. Para isso é necessário definir os objetivos específicos.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos representam os passos necessários para se alcançar o objetivo geral. Também devem ser redigidos utilizando verbos no infinitivo e devem expressar uma só ação por objetivo. São resultados e benefícios quantificáveis.

Para cada objetivo específico serão definidas atividades e a divisão de responsabilidade para a execução das mesmas ao longo do ano.

Os objetivos específicos são passos estratégicos para que o objetivo geral possa ser alcançado, isto é, eles são capazes de mostrar as estratégias que serão utilizadas pelo Projeto.

Ex:
1) Capacitar profissionalmente 100 jovens de poucos recursos na região de Campinas- SP;
2) Articular parcerias com 5 empresas privadas das regiões de Campinas  para a oferta de estágios remunerados para os jovens egressos dos cursos profissionalizantes;



Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento coletivo

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais