Mapa das Organizações da Sociedade Civil



Acaba de ser anunciada uma plataforma com informações sobre as Organizações da Sociedade Civil no Brasil. Esta é uma importante iniciativa que surge para dar visibilidade e dimensão ao campo social no Brasil.

A plataforma contém dados das próprias bases do Governo Federal. A versão beta do Mapa já está disponível e promete ser atualizada e melhorada com o passar do tempo.


A compilação de dados aponta que existem hoje no país 303 mil organizações da Sociedade civil. Dessas, 135.506 estão na região sudoeste, 69.536 no sul, 64.871 no nordeste, 17.537 no centro-oeste e 15.628 na região norte.

Uma das informações mais valiosas apontas pelo estudo, é a natureza jurídica do universo de organizações sociais atuantes no país. De acordo com o mapa, 89,9% são associação privada. Na sequência aparecem as organizações religiosas (7,6%), as fundações privadas (2,3%), as fundações ou associações estrangeiras (0,1%) e as fundações ou associações domiciliadas no exterior (0,1%).
O levantamento aponta ainda quais são os títulos e certificações mais comuns entre OSCs. Entre os principais, destaque para o certificado de Utilidade Pública Federal (UPF), que aparece em 14% das organizações, o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), recorrente em 6% do universo, o certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), com 2%, e o Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), encontrado em 2% das OSCs.


Para acessar o Mapa, clique aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto

Passo a passo: Como criar uma ONG