INSTITUTO EKLOOS REALIZA FORMAÇÃO PARA GESTÃO CULTURAL VOLTADA PARA ONGs

      Foto: Daniel Barreiros / Na Era do Rádio
O Instituto Ekloos* – Pontão de Formação para Gestão Cultural - realizou nos dias 18 e 19 de agosto o segundo módulo da Formação para Gestão Cultural voltada para gestores dos Pontos de Cultura da Rede Carioca, estadual, federal, Ações Locais e outros gestores de organizações sem fins lucrativos. O curso foi realizado no Memorial Getúlio Vargas, na Glória, e reuniu 50 gestores de ONGs do Rio de Janeiro. Fruto do convênio entre a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e o Instituto Ekloos, a Formação será ministrada ao longo de três anos por professores da Fundação Getúlio Vargas.

Participaram da abertura do evento Adair Rocha, representante regional do MinC no Rio de Janeiro e Espírito Santo, e Renato Rangel, Subsecretário de Articulação, Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Renato destacou a importância da democracia para a Cultura: “O que vocês estão fazendo hoje aqui é se organizando e se informando, e a democracia atende muito mais a quem está organizado, a quem está informado e a quem conhece seus direitos”.


       Foto: Sofia Alves / Instituto Ekloos
Adair lembrou a relação entre Políticas Públicas e Cultura: “Não é só pensar na Cultura do ponto de vista da politica publica não, é pensar as mais diferentes formas de relação das politicas publicas, porque aí você vai encontrar a dimensão cultural para um pressuposto da saúde, da injustiça, da educação”, afirmou Adair, e completou  “Então discutir acesso e direito é uma questão não mais da Cultura, mas da Política Pública.”
       Foto: Daniel Barreiros / Na Era do Rádio
Em seguida, o Grupo Cultural Lata Doida, um dos Pontos de Cultura da Rede Carioca, se apresentou no palco do Memorial com seus beneficiários e agitou a plateia com os hits – de autoria própria –  “Papo de Marimba”,Moleka, e encerraram a apresentação com uma homenagem a James Brown, cantando e tocando “I Feel Good”. O Lata Doida realiza oficinas de criação de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, além de teoria, prática e etnografia musical.  O projeto acontece em Realengo, na Zona Oeste da cidade e atende a jovens e crianças da região.

Neste segundo módulo do curso foram abordados os Processos da Produção Cultural. Romulo Avelar, professor da disciplina, levou exemplos práticos para os alunos e apresentou ferramentas que podem otimizar a rotina de produção dos gestores.  Ao final, os participantes realizaram uma dinâmica utilizando o Grupo Cultural Lata Doida como case para um brainstorm coletivo de soluções sustentáveis.

A Formação para Gestão Cultural acontece a cada dois meses e vai até 2017. As inscrições são gratuitas e disponibilizadas cerca de um mês antes de cada módulo. Podem participar Pontos de Cultura – prioritariamente – e entidades do Terceiro Setor.
Mais informações sobre o módulo anterior, professores e conteúdo no site do Instituto Ekloos.
Vídeos e fotos da Formação estão disponíveis em facebook/institutoekloos e no Instagram @institutoekloos.

*O Instituto Ekloos é uma organização sem fins lucrativos que presta assistência a outras ONGs nas áreas de gestão, projetos, sustentabilidade, tecnologia e marketing a fim de melhorar o desempenho das instituições e maximizar o impacto de suas ações. Atende hoje a 68 instituições sem fins lucrativos em todo o Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento coletivo

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto