Planejamento Orçamentário para 2018

O final do ano está chegando e é hora de organizar as contas para 2018. O planejamento orçamentário de uma ONG é muito importante para que as atividades possam ser executadas de forma planejada.

Dicas para o planejamento:

1) Identifique os custos fixos da sua organização. Os custos fixos são aqueles realizados todos os meses e que independem das atividades realizadas. Por exemplo: Aluguel, luz, água, contador, etc.

2) Avalie os gastos dos custos fixos nos últimos 12 meses e calcule a média de gastos. Por exemplo, se você gastou um total de R$ 1.200,00 de material de escritório nos últimos 12 meses, teve um gasto médio mensal de R$ 100,00. Considere este número, acrescido de 4% de aumento dos preços.

3) Para calcular os custos variáveis, você precisa planejar as atividades para 2018. Quantas atividades serão realizadas? Quais recursos de pessoal serão necessários? Quanto você precisa comprar de equipamentos e materiais? Coloque estes dados em uma planilha para que você possa fazer a previsão corretamente.

4) Toda sede necessita de manutenção. Os custos de manutenção, como pintura, consertos, etc, precisam ser considerados também na previsão orçamentária.

Depois de você considerar todos os gastos, avalie como serão as suas receitas. Você já conseguiu captar doações suficientes para 2018? Caso ainda não tenha conseguido, é fundamental fazer um plano de captação. O plano deve considerar recursos de pessoas físicas e jurídicas. 

Atenção: Geralmente as empresas também fazem os seus orçamentos nesta época, logo é o momento de apresentar o seu projeto. A outra opção para captação é ficar atento aos editais. 

O planejamento orçamentário deve prever o cenário de captação realista, para que a organização não se comprometa com gastos que não poderá arcar. 

Após colocar todos os dados na planilha, utilize esta planilha em 2018 para acompanhar o seu orçamento, assim a sua organização terá uma gestão mais eficiente.

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento coletivo

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto