Empreendedor, já pensou em começar como MEI?

Se você está pensando em empreender, precisará se formalizar. No início, é muito comum que os empreendedores sociais se registrem como MEI (Microempreendedor Individual), uma figura jurídica que se enquadra no Simples Nacional, está isenta dos tributos federais, pode faturar até R$ 81 mil por ano e, pagando mensalmente 5% sobre o valor do salário mínimo, adquire direitos e benefícios previdenciários (INSS).

Se interessou? A Ekloos elaborou um passo a passo para que você não tenha problemas no processo de cadastro:

1- Criar uma conta Gov.br
Para criar um MEI, é necessário ter uma conta cadastrada no site Gov.br. O site funciona como
um sistema de cadastro unificado para cidadãos brasileiros. Por ele você pode ter acesso ao seu
título de eleitor, sua carteira de habilitação e outros documentos, como o seu CNPJ criado pelo
MEI.

2- Elevar sua conta Gov.br para o nível Prata ou Ouro
Os níveis de conta do Gov.br são elencados a partir da segurança que você confere à sua conta.
Portanto, cada nível acima configura o estabelecimento de novas medidas de segurança
adotadas por você para proteger a sua conta. Para passar ao nível Prata (nível mínimo para
conseguir retirar o MEI), basta que você:
- ative o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br, com conferência da sua foto na base
de cadastro da CNH;
- valide seus dados via internet banking de um banco credenciado.

3- Acessar a página voltada para Empresas e Negócios
Entrar nesta página (voltada para Empresas e Negócios) e clicar na chamada “Quero ser MEI”.

4- Página “Quero ser MEI”
Nesta página, há uma série de links que explicam qualquer dúvida que se possa ter a respeito do
MEI. Vale passar em alguns deles para ter-se uma compreensão geral.
Após dar uma lida e tirar dúvidas pontuais que se possa ter, para criar o MEI, deve-se clicar em
“Formalize-se!”.

5- Últimos passos
A partir do último clique, você será redirecionado para a página de login do Gov.br. Após
realizá-lo, já entrará em uma página de inscrição do MEI, onde você conseguirá visualizar alguns
dados que o sistema já possui sobre você, como CPF, nome completo e alguns outros
documentos.
Estes dados não são possíveis de serem alterados. Mais abaixo, você deverá preencher com
algumas outras informações, como o nome que você deseja criar para o seu
microempreendimento, o endereço da sua microempresa (que pode ser o mesmo endereço da
sua casa) e outras informações.
Ao se deparar com as atividades que serão exercidas, deve-se realizar a escolha baseado no
serviço que você pretende vender.

6- Download do documento
Ao confirmar todos os dados e aceitar todos os termos, você poderá fazer o download do seu
CCMEI, que é o Comprovante de Condição de Microempreendedor Individual. A partir daí, o seu
CNPJ estará criado e você já poderá assinar documentos com ele.

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