Novos projetos educacionais e culturais

Os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) assinaram no último dia 8 de dezembro um acordo de cooperação técnica com o objetivo de desenvolver ações de políticas de Cultura para a Educação Básica. As ações do acordo terão início em fevereiro de 2012 com o objetivo de atender, até 2014, cinco milhões de estudantes da rede pública de todo o país.

As ações promovidas no pacto serão a Mais Cultura Nas Escolas, que vai selecionar projetos que promovam a interface entre cultura e educação, propostos por escolas públicas participantes dos programas Mais Educação e/ou Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação, em parceria com Pontos de Cultura, artistas, grupos culturais, museus, bibliotecas e espaços culturais diversos. 

Além disso, terá início a ação Agentes de Leitura/Mais Educação, que é a ampliação para a rede escolar de um programa que seleciona e capacita jovens para a formação de novos leitores. São selecionados 4 mil agente, entre 18 a 29 anos, que recebem um kit com livros, mochila, uniforme e bicicleta e uma bolsa mensal de R$ 400 para realizar visitas domiciliares, promovendo atividades de promoção de leitura com 25 famílias de alunos da escola, preferencialmente do Programa Bolsa Família. 

Outro edital a ser lançado é o do Cine Educação, o qual realizará a capacitação de professores e disponibilizará acervo cinematográfico nacional de títulos da Programadora Brasil/Cinemateca Brasileira. Serão criados mil cines em 2012.

Entre as ações consta também o Programa Nacional Biblioteca Escolar – PNBE/ARTES que disponibilizará acervos de livros de arte e mídias diversas (discografia, filmografia, entre outros), a todas as escolas públicas.

Durante a vigência do acordo, será realizada ainda pesquisa, mapeamento e georreferenciamento de iniciativas que promovam interface entre Cultura e Educação. A ação envolverá elaboração de indicadores sobre as relações entre as práticas culturais que dialogam com as educativas, assim a definição do perfil territorial das áreas de influência das escolas públicas. O acordo prevê ainda formação continuada para professores de Artes, com previsão de atingir até 2014 cerca de 10 mil profissionais da área.

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento coletivo

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto