Sustentabilidade


Você já ouviu falar em sustentabilidade?

Provavelmente sim e com significados diferentes.

O Relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – Brundtland em 1987 definiu sustentabilidade:


“Satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades” .

Parece simples, mas é justamente os grandes desafios das empresas nos dias de hoje e nos próximos: ser sustentável e com isso permitir a sustentabilidade das próximas gerações.

Podemos dividir a sustentabilidade em 6 dimensões:


Para a sua empresa ser sustentável, é necessário que estes 6 campos de atuação sejam sustentáveis.

Mas... Sustentável até quando? A tendência das empresas é pensar no curto prazo. Se hoje tenho recursos então sou sustentável. Só que para a sustentabilidade não é possível pensar no curto prazo e sim no longo prazo (10, 15, 20, 30 anos).

O longo prazo muda totalmente a visão imediatista e reduz a ênfase no financeiro.

Podemos citar como exemplo uma empresa do setor de celulose. Como esta empresa pode manter-se sustentável por mais de 30 anos se não cuidar do meio-ambiente?

Para isso é necessário investir em reflorestamento, ter as suas próprias florestas, etc. Ao mesmo tempo precisa avaliar os outros segmentos, pois se a atmosfera continua recebendo em quantidades alarmantes CO2, as florestas sobreviverão?

Por isso a questão da sustentabilidade é tão complicada e as empresas ainda estão engatinhando neste assunto.

Você pode estar se questionando: governo? Claro que sim. O governo tem forte influência nos demais setores da economia. Veja o que está acontecendo agora na Venezuela com o governo Chaves comprando o Santander da Venezuela. Este banco no país já não será mais sustentável por uma questão governamental.

E como fica a sustentabilidade das ONGs?

Exatamente igual. Lembre-se que uma ONG é uma empresa e por isso "sofre" os mesmos problemas e dificuldades do ambiente empresarial.

Uma ONG para ser sustentável precisa também trabalhar com as 6 dimensões da sustentabilidade e além disso ter um planejamento de sustentabilidade para o longo prazo.

A sua empresa é sustentável? Quais as iniciativas para implementar uma gestão sustentável?

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento coletivo

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto