Projeto Jurujuba ADEC




O Projeto Jurujuba foi escolhido pelos organizadores da VII Olimpíada Solidária de Estudo como o projeto que receberá as horas de estudo das Bibliotecas Solidárias das cidades participantes do Brasil.


Este projeto é desenvolvido desde 1998, pela ADEC - Associação de Desenvolvimento Educativo Cultural, na colônia pesqueira de Jurujuba - Niterói - RJ. Atende por ano 100 crianças das comunidades que compõem a colônia.
O Projeto Jurujuba tem por objetivo melhorar o rendimento escolar e reduzir a taxa de evasão das crianças e adolescentes residentes nas comunidades localizadas na região pesqueira de Jurujuba, através das seguintes oficinas:

- Oficina de Reforço Escolar, que através de atividades multidisciplinares reforça conceitos aprendidos na escola, como exemplo podemos citar a aula de culinária que além de passar conhecimentos históricos do prato que está sendo realizado, reforça os conceitos matemáticos de grama, kilo, etc.
- Oficina de dança, devido a baixa auto-estima das crianças que moram nas comunidades da colônia de pescadores, viu-se a necessidade de iniciar um projeto que aumentasse a auto-estima. A oficina de dança, são aulas que resultam em uma apresentação para a comunidade no final do ano.
- Oficina de artesanato, também visando o desenvolvimento da auto-estima, são oferecidas aulas de artesanato, com peças simples, que podem ser facilmente executadas, com isso desenvolve-se a concentração dos participantes.
- Oficina de Educação Ambiental, que também de forma multidisciplinar procura conscientizar para a poluição da Baia de Guanabara, principal fonte de receita para os pais desta crianças. Através da parceria com a CLIN (empresa que recolhe o lixo em Niterói) também é realizado o mutirão ambiental, com a limpeza da praia.
O projeto é realizado dentro da escola Municipal Fernando de Magalhães e funciona aos sábados pela manhã.


Para mais informações acesse o site: www.projetojurujuba.blogspot.com




Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento coletivo

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto