Planejamento da sua organização para o ano seguinte

Quando chega o final do ano é muito importante fazer o planejamento da sua ONG

Alguns pontos são importantes considerar:

1) Revisão das metas o próximo ano e resultados alcançados. Talvez os números ainda não estejam fechados, mas já se pode ter uma ideia dos resultados. Estas informações são importantes para o seu planejamento.
2) Reunir a equipe estratégica da ONG, que provavelmente é composta pelos diretores e fundadores. O ideal é que esta reunião seja preparada antes e realizada em um local diferente da sede da ONG, para facilitar a concentração.
3) Rever a Missão e Visão da ONG. Importantíssimo, para que a estratégia do próximo ano esteja alinhada e possibilite executar a Missão e chegar a Visão.
4) Rever o plano estratégico de longo prazo, caso a sua ONG tenha. Se não tiver é importante faze-lo, pelo menos para o curto prazo.
5) Definir as metas para o próximo ano.
6) Definir as principais linhas de ação para alcançar as metas.
7) Definir indicadores de resultados.
8) Orçamento! Quais são os recursos necessários para se alcançar as metas para o próximo ano e os custos associados. O orçamento de uma ONG é muito importante, pois as metas podem não ser alcançadas por falta de recursos.
9) Plano de captação de recursos para o próximo ano. Este plano precisa estar alinhado com o orçamento e as metas.
10) Fidelização e ampliação dos voluntários. Abrir opções de trabalho voluntário para receber outras pessoas que queiram colaborar com a ONG.
11) Desenvolvimento institucional - a ONG pode e deve ser conhecida e ter credibilidade na sociedade.
12)  Transparência: preparar o Relatório Anual da ONG, disponibiliza-lo na internet e enviar a todos os colaboradores.

São algumas dicas, para auxiliar no seu planejamento para o ano. Estas dicas não pretendem ser completas, pois vários pontos importantes não foram relacionados aqui e também podem variar muito no tamanho e estágio em que a sua organização de encontra.

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento coletivo

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto