“Os 50 mais importantes livros em Sustentabilidade” é lançado no Brasil

         No dia 12 de março, a partir das 8h30 na Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo, o Instituto Jatobás e a Editora Peirópolis apresentam para o público brasileiro a versão em português de uma das mais relevantes obras sobre sustentabilidade: Os 50 mais importantes livros em sustentabilidade. Junto com o lançamento do livro, o Instituto Jatobás reúne diversos especialistas para discutir um dos principais temas da Rio+20: “Os novos rumos para Economia Verde”.

Em razão do grande número de inscrições e com o intuito de democratizar o acesso a conteúdos relacionados à sustentabilidade, o evento mudou de auditório para poder comportar todo o público inscrito e receber novos interessados, e será realizado no Auditório Getúlio Vargas. Todo participante do evento receberá um exemplar do livro gratuitamente.

O livro é a versão em português da obra The Top 50 Sustainability Books, de Wayne Visser, e trará sinopse e principais ideias dos livros mais importantes relacionados ao tema de acordo com 3.000 líderes e ex-alunos do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge. Contemplará, também, entrevistas e biografias de autores, todos referências mundiais, tais como Aldo Leopold, Rachel Carson, Joseph Stiglitz, Herman Daly, Jeffrey Sachs, Buckminster Fuller e E.F. Schumacher. A tiragem será de 6.000 cópias, das quais 4.000 serão distribuídas gratuitamente para entidades educacionais, 3° setor e poder público e 2.000 serão comercializadas a preço de custo, já que o intuito principal de ambas as entidades é difundir e ampliar o alcance de ideias tão importantes à sociedade.

         No debate, será feito um paralelo entre as ideias abordadas na publicação e o conceito de Economia Verde, seu papel no Brasil, na sociedade e nas organizações. A abertura do encontro será da advogada, doutora em gestão pública e especialista em sustentabilidade, Rachel Biderman e, em seguida, será composta uma mesa de debate com especialistas, líderes empresariais e do terceiro setor. O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, também estará presente na mesa de abertura.

         O encontro é uma realização em parceria com o Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV-LabIES). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@conversasustentavel.com.br, pelo telefone (11) 2501-4064 ou ainda no site da Conversa Sustentável – www.conversasustentavel.com.br, na seção de Eventos. A entrada é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Café de boas-vindas
9h00 – Abertura
A importância da publicação para o Brasil, para a sociedade e suas organizações
Betty Feffer e Luiz Alexandre Mucerino, presidente e vice-presidente do Instituto Jatobás;
Ademar Bueno, coordenador do Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da FGV-SP;
Christina Carvalho Pinto, presidente do grupo Full Jazz e do portal Mercado Ético;
Paulo Groke, diretor de meio ambiente do Instituto EcoFuturo;
Pedro Américo Frugoli, diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da UNIP-SP;
Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.

9h30 – Palestra
Perspectivas da Economia Verde no contexto da Sustentabilidade e das discussões da Rio +20.
Rachel Biderman, advogada, doutora em gestão pública e especialista em sustentabilidade.

10h00 – Intervalo

10h30 – Debate
Economia Verde no contexto das organizações
Annelise Vendramini, consultora em gestão estratégica para a sustentabilidade e finanças sustentáveis;
Ademar Bueno, coordenador do Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da FGV-SP;
Biagio Giannetti, coordenador de P+L e Ecologia industrial da pós-graduação em engenharia de produção da UNIP-SP;
João Salvador Furtado, conselheiro do Instituto Jatobás;
Jorge Pinheiro Machado, presidente da Greenovation Initiative;
Jorge Soto, diretor de desenvolvimento sustentável da Braskem;
Samuel Barreto, coordenador do programa Água para a Vida da WWF Brasil.

11h30 – Rodada de perguntas
12h00 – Encerramento

SERVIÇO

Horário: das 8h30 às 12h
Local: Auditório Getúlio Vargas. Avenida 9 de julho 2029, Bela Vista, São Paulo. Entrada também pela Rua Itapeva, 432.
Entrada gratuita.

A iniciativa faz parte da campanha do Instituto Jatobás "O que é Sustentabilidade?", que visa contribuir para a difusão e discussão dos principais conceitos e práticas sobre o tema aproximando-o das pessoas e promovendo a educação para a sustentabilidade. Mais informações no site www.institutojatobas.org.br/sustentabilidade.

Parceiros
Coedição: Instituto Jatobás e Editora Peirópolis
Patrocínio: Braskem
Copatrocínio: WWF e UNIP - Universidade Paulista
Apoio Institucional: Universidade de Cambridge, FGV LabIES – Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, PROGESA – Programa de Gestão Estratégica Socioambiental da Universidade de São Paulo, Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, Governo de Minas Gerais, Consulado Britânico, Global Footprint Network, TNC - The Nature Conservancy, Greenovation, Instituto EcoFuturo, Instituto Verdescola, Praça Victor Civita, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Instituto EcoAnima, IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade - Abraps, Mercado Ético, Palas Athena, Fórum de Líderes, Shift agentes transformadores, Fundação Estadual do Meio Ambiente, ABCDE Ambiente Brasil, Ambientação – educação ambiental em prédios público de MG e Virada Sustentável.

Postagens mais visitadas deste blog

Financiamento coletivo

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto