Descubra em qual fase encontra seu negócio social


Em qual fase seu negócio social se encontra? Quais os próximos passos? No texto de hoje, oferecemos um guia rápido para que você saiba em qual das 9 fases seu empreendimento está, em relação ao 2º Mapa de Negócios de Impacto da Pipe.Social.

Todo negócio começa com uma ideia. No caso dos negócios sociais, a ideia tem de ser de algum produto, serviço ou experiência que solucione o problema social identificado. Em outras palavras, a ideia deve criar valor para a sociedade como um todo, ao invés de somente para uma organização e seus investidores.

Mas uma ideia na cabeça dos empreendedores não é garantia de sucesso no mundo real: é necessário passar pela fase da validação. Isso inclui uma pesquisa com clientes, parceiros, financiadores e demais envolvidos para saber se a ideia faz sentido.

Validando a ideia, é hora de materializá-la, construindo um protótipo. Qualquer rascunho, maquete ou rabisco que teste a viabilidade da ideia pode ser um protótipo. É ele quem confirma que a ideia é factível em termos operacionais – mas ainda é necessário saber se os consumidores reais também necessitam da solução oferecida. O piloto é construído neste momento e é a primeira comercialização que testa o produto/serviço com consumidores reais.

A seguir, o MVP é responsável por comprovar que o negócio social atende a uma necessidade real de seus consumidores e a existência de um mercado em expansão. Ele não deve ser o produto/serviço completo, mas já inclui as principais funcionalidades para testar a adequação ao mercado no qual está inserido.

Uma vez que o MVP comprova a existência de um mercado, é hora de pensar na gestão: organização é a fase na qual a própria empresa se estrutura, refinando seu modelo de negócios. Com a casa arrumada, chegamos na fase da tração, quando há a análise de quais áreas tem potencial para crescer com novas frentes de venda e como ativos internos podem ser usados para alavancar o resultado.
Com essa análise feita, a pré-escala entra em cena e é o momento de finalização do formato ideal para a expansão, aumentando o número de clientes e usuários e de receita – mas não necessariamente do lucro. Quando a expansão se inicia, chega também a última fase: escala. Aqui, o negócio social já é referência no setor, apresentando crescimento acelerado de clientes/consumidores.

Então são esses as nove etapas pelas quais os negócios sociais passam antes de se estabelecerem. Conte para a gente onde seu negócio está agora :)

Postagens mais visitadas deste blog

Doações via IRPF

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais