Financiamento coletivo

Você conhece o financiamento coletivo? Também chamado de crowdfunding ou "vaquinha", é uma forma de captar recursos com pessoas físicas.

Sua organização pode criar campanhas para viabilizar um projeto específico ou até pleitear doações recorrentes, para bancar os custos fixos, por exemplo.

Para viabilizar uma iniciativa desse tipo, sua organização deve começar escolhendo uma plataforma de financiamento coletivo. Entre as mais conhecidas estão Benfeitoria, Catarse e Apoia.se.

Para que a campanha tenha sucesso, é fundamental que você e sua equipe tenham uma ampla base de contatos, que poderá ajudar com divulgação e doações para a iniciativa.

Também é importante ter tempo e energia para produzir materiais de divulgação, como vídeos e recompensas, que serão as contrapartidas para quem apoiar a sua ideia. Por outro lado, a prestação de contas em geral demanda menor esforço do que captações via editais, por exemplo.

Lembre-se que é importante diversificar as fontes de captação da sua organização, aumentando as possibilidades de entrada de recursos e diminuindo os riscos de deixar de executar seus projetos em caso de alguma das fontes "secar".

Postagens mais visitadas deste blog

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto