A importância da perspectiva inclusiva

Documentada em 2008 e tornada oficial pela Lei nº 12.796/2013, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.

Esse movimento é resultado de um processo histórico que começa na exclusão da pessoa com deficiência da sociedade, passando por sua progressiva segregação, integração e, finalmente, chegando à inclusão, definida como uma ação política, cultural, social e pedagógica desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. O movimento pela inclusão diz respeito a ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade à aprendizagem de todas as crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão. Essa inspiração pode servir também a organizações que não trabalhem especificamente com pessoas com deficiência.

E a sua ONG? Ela reconhece e valoriza a diversidade dos alunos, garantindo que todos tenham a oportunidade de receber uma educação de qualidade e participar plenamente da sociedade? Ela promove a igualdade de oportunidades, o respeito às diferenças e o desenvolvimento integral de cada aluno, preparando-o para uma vida plena e inclusiva?

Postagens mais visitadas deste blog

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais

Financiamento coletivo

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto