Avaliação de Projetos Sociais


As vezes pode-se pensar que a avaliação de projetos não é necessária, pois exige muito esforço, já se sabe que o projeto traz resultados e acaba-se fazemos apenas quando os financiadores exigem.

Quando este é o pensamento, acaba-se perdendo uma importante ferramenta para possibilitar o crescimento do projeto.

A avaliação de projetos sociais é um valioso instrumento para ajudar a organização a perseguir sua missão. Através deste processo, a organização consegue determinar o desenvolvimento e mudanças, quando são necessárias, buscando a eficiência e a eficácia.

Não se deve entender a avaliação como um processo externo, mas uma ação continua e integrada às atividades do dia-a-dia da organização. Não é apenas a junção de dados para a preparação de um relatório, mas sim a avaliação de informações preciosas que direcionam a solução de problemas e indicam melhorias no funcionamento do projeto.

Todos os envolvidos na organização devem se perguntar: "O que e como podemos fazer melhor?".

Não é uma busca de erros, mas de aprendizados, de superação.

Existem muitos instrumentos e metodologias de avaliação que podem ser utilizadas por quaisquer tamanhos e tipos de organização. Muitos desses instrumentos são simples, não são onerosos e podem ser adaptados às diferentes realidades e necessidades.

Passo a passo para iniciar um processo de avaliação de projetos sociais:

1) O que será avaliado e como?
Precisa-se definir o que será avaliado no projeto: os processos? os resultados? o impacto? o custo/beneficio social? Esta definição é importante, pois o público da avaliação pode ser distinto e cada uma delas tem objetivos diferentes.
2) Quem irá participar do processo de avaliação?
Neste passo defini-se os responsáveis e as suas funções dentro do processo de avaliação. 
3) Preparação da avaliação
O que será perguntado? Que dados serão coletados? Nesta etapa prepara-se o material da avaliação.
4) Coleta de dados
5) Análise de fatos e informações
Após a coleta dos dados, inicia-se o processo de análise. Transformando os dados coletados em informações.
6) Resultados
Ao finalizar a análise dos dados, define-se as estratégias de mudança e melhorias no projeto, caso sejam necessárias. É importante a divulgação dos resultados para os demais membros da organização para que todos possam colaborar no debate e nas decisões.


Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto

Passo a passo: Como criar uma ONG