Pesquisa avalia fatores que influenciam o desempenho escolar pela perspectiva dos próprios alunos
Alunos que obtém notas altas, regulares ou
insatisfatórias nas avaliações escolares têm entre si diferenças e semelhanças
que, muitas vezes, ultrapassam o limite das salas de aula. A educação num
ambiente familiar estável, a convivência com atividades culturais, autocontrole
no uso da internet são algumas situações que influenciam diretamente o
desempenho escolar dos jovens; enquanto a falta dessas experiências e hábitos
podem trazer resultados negativos para o aluno.
As
entrevistas foram feitas entre março e junho deste ano, com alunos do primeiro
ano do Ensino Médio que atingiram três diferentes faixas de desempenho na
aplicação do último teste do hábile - Sistema de Avaliação
Positivo: avançado, proficiente e básico.
Entre os assuntos abordados estiveram à relação familiar e com a comunidade, o
método de ensino utilizado pelos professores, os fatores que influenciariam o
seu desempenho escolar, a rotina de estudos e lazer, sonhos e planos para o
futuro.
Principais conclusões do estudo
realizado pelo Instituto Positivo:
§ Uso da internet. Todos
os alunos da amostra utilizam a internet para fins de aprendizado. Uma
característica interessante do aluno com desempenho acima do esperado é que,
independentemente das condições pedagógicas e de infraestrutura educacional a
que se encontre submetido, ele utiliza a internet de forma moderada e
consciente, sem se deixar dominar por ela. Enquanto isso os alunos proficientes
e com desempenho básico parecem ser dominados pela internet.
§ Disciplina ajuda. Para
a maioria dos alunos, incluindo as três categorias, a “bagunça” nas aulas é um
dos fatores que mais interfere no desempenho escolar. A diferença é que os
alunos de desempenho avançado encontram estratégias para que a bagunça não
interfira na sua aprendizagem: buscam sentar-se mais à frente, fazem pesquisas
sobre o conteúdo de sala após a aula e pedem ajuda ao professor e amigos. Os
entrevistados indicaram ainda sua preferência por professores que sabiam “botar
moral” e também os de perfil “descontraído”, que conseguiam fazer as aulas mais
organizadas e dinâmicas.
§ Sonhos e planejamento
para o futuro. Os alunos de desempenho avançado aceitam
responsabilidade para o seu próprio progresso. Eles têm sonhos e planos de vida
que os motivam. Criam relações de apoio mútuo com colegas de turma e com
adultos e se planejam de forma efetiva, no dia a dia, dentro e fora da escola,
em busca das suas aspirações.
§ Estabilidade familiar. A
maior parte dos alunos de nível avançado entrevistados tem pais casados. Entre
os alunos de desempenho básico, a ocorrência de pais separados é maior. Nesse
critério, observou-se semelhança entre o número de pais separados de alunos dos
níveis proficiente e básico.
O bom relacionamento entre pais e
filhos foi mais marcante nas falas dos alunos de nível avançado, em comparação
aos das faixas proficiente e básico, em que pontos de tensão foram mais
identificados. Entretanto, observou-se também bom desempenho de alunos de pais
separados que têm bom relacionamento e apoiam o filho.
§ Perfil de liderança. As
lideranças nas relações sociais parecem aflorar mais nos alunos que apresentam
desempenho acima da média e abaixo da média. Os líderes da interação social com
os colegas situam-se nas faixas avançada e básica, enquanto os liderados aparecem
mais na faixa proficiente.
§ Formação dos pais. O
número de alunos avançados com pais diplomados em nível superior era mais que o
dobro comparado aos de nível básico.
Veja a íntegra da pesquisa aqui.