O Brasil no Ranking Global da Solidariedade


O Ranking Global da Solidariedade, realizado pela Charities Aid Foundation (CAF), busca, desde 2009, listar os países mais generosos a partir de entrevistas para entender a atuação de cada país em três categorias: "ajuda a pessoas desconhecidas", "doação em dinheiro" e "atuação de forma voluntária".

Na última edição, que pontuou 114 países, o index mostrou que a onda de solidariedade que nós brasileiros vivemos em 2020, por conta da pandemia, teve a mesma força que em 2016, com a tragédia do rompimento da barragem em Mariana (MG).

Para uma melhor base de comparação, 65% da população do país mais solidário do ranking, a Indonésia, ajudaram pessoas que não conheciam, enquanto no Brasil, fomos 63% da população, nosso recorde. De acordo com o index, foram os maiores números já vistos na categoria “ajudou a pessoas desconhecidas” desde a sua primeira edição, em 2009.

Além disso, 15% dos brasileiros se engajaram no voluntariado enquanto 26% realizaram doações em dinheiro. Esse percentual de doações de dinheiro e tempo, apesar de consideravelmente menores, ajudaram a impulsionar o Brasil 14 posições acima do patamar atingido em 2018, chegando ao 54º lugar.



E quando observamos os dados mundiais, o impacto positivo é ainda mais impressionante. Ao todo, foram 3 bilhões de pessoas ajudando desconhecidos. Esse número recorde só nos mostra uma coisa: juntos somos mais fortes.

O gráfico abaixo mostra os 10 primeiros colocados no ranking e seus respectivos resultados em cada categoria com legenda para consulta. E, apesar do Brasil não aparecer nesta lista, nossos números foram surpreendentes e o sucesso dos outros países nos ajudam a lembrar que o que fazemos hoje nos levará ao destaque nos próximos rankings.


Crédito de imagem: CAF World Giving Index 2021



Só chegamos a esse resultado pelo empenho de todas as pessoas e empresas que apoiaram a causa e das OSCs que trabalham na ponta. Mas, apesar disso, a desigualdade social está crescendo e as iniciativas sociais, que são cruciais para a sobrevivência de muitas famílias, também foram afetadas com a pandemia e precisam de apoio para continuar gerando impacto social.

O Instituto Ekloos, que só em 2020 impactou mais de 2,7 milhões de pessoas, utiliza as doações recebidas para impulsionar o impacto de diversas organizações espalhadas pelo Brasil e você pode contribuir com a nossa causa! Faça a sua doação aqui para que em 2021 ainda mais pessoas possam ser beneficiadas através desse sentimento de solidariedade que nos une!



Postagens mais visitadas deste blog

Doações via IRPF

Dicas para definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos de um projeto

Impacto Social Canvas - Metodologia para estruturar iniciativas sociais